Blog

O que é Lipoaspiração?

A Lipoaspiração visa remover os depósitos de gordura do corpo através de uma aspiração via cânulas, de modo a promover uma melhor silhueta. A cirurgia pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas. Geralmente é retirado, no máximo, 7% do peso do corporal.

Qual a relação com a Lipoescultura?

Além de remover a gordura, durante a lipoaspiração pode-se ainda realizar uma Lipoescultura, que consiste em utilizar a gordura retirada e colocá-la em outro local do corpo, de forma a melhorar o contorno corporal. Assim, na mesma cirurgia, é possível remover gordura localizada da barriga e, colocá-la no bumbum para aumentar o volume.

Como saber se sou um(a) bom(a) candidato(a) a Lipoaspiração?

Os melhores candidatos são pessoas sem excesso de peso que apresentem depósitos de gordura em áreas específicas do corpo, como quadris, coxas e abdômen. Muitos, inclusive, se perguntam porque a gordura tende a acumular-se especificamente nestas regiões.

Nas mulheres, o estrógeno contribui para a formação de depósitos principalmente nas nádegas e culotes, visando oferecer energia extra durante a gravidez e o aleitamento. Nos homens, as influências hormonais levam à deposição de gordura principalmente na região abdominal e na cintura.

Portanto, pacientes com gordura localizada e que não respondem a programas de dieta e exercícios são candidatos ideais para esta cirurgia. Vale lembrar que o procedimento não substitui os bons hábitos de alimentação, exercícios e não deve ser indicado em pacientes obesos que consideram-na a “salvação” em termos de perda de peso.

Como me preparar para uma Lipoaspiração?

Controle seu peso

Como mencionado, anteriormente, a lipoaspiração não tem como objetivo ajudar a perder peso. Essa técnica serve somente para remover alguns excessos de gordura corporal acumulada em determinadas partes do corpo, modelando o visual de acordo com o desejo do paciente e das características físicas do mesmo.

Por isso, se você se encontra muito acima do peso, antes de fazer a lipoaspiração, pode ser importante realizar uma dieta equilibrada, associada à prática de exercícios físicos, para perder alguns quilos extras.

Faça uma avaliação médica e todos os exames necessários

Você jamais deve enfrentar uma mesa cirúrgica sem antes fazer uma avaliação médica completa e acompanhada de todos os exames considerados necessários para conhecer o seu perfil clínico.

Essa avaliação médica pré-cirúrgica é indispensável para conhecer os possíveis riscos cirúrgicos do procedimento – que sempre existem, por menor que sejam, já que a lipoaspiração é uma técnica invasiva.

Tire o tabagismo da sua vida

Você já deve ter ouvido falar da relação entre a lipoaspiração e o tabagismo. Pacientes que são fumantes ocasionais ou crônicos apresentam risco mais elevado de complicações durante o procedimento, por terem uma facilidade maior em formar coágulos de sangue, que podem causar embolias e outros quadros clínicos de obstrução da circulação.

Por esse motivo, se você tem o hábito de fumar, mesmo que em frequências muito pequenas, corte essa prática da sua vida imediatamente, para minimizar os riscos relacionados com a junção do tabagismo com a lipoaspiração.

Compre todos os materiais e medicamentos que você poderá precisar no pós cirúrgico

Logo após a realização da lipoaspiração é natural que você tenha que passar um tempo em casa em completo repouso, para conseguir se recuperar por completo dos procedimentos estéticos. Por isso, para evitar ter que sair para comprar um medicamento ou gaze que está faltando na sua casa, faça um pré estoque de possíveis itens que vá precisar ter nesses dias de “molho”. Se necessário, conte com a ajuda do seu médico para organizar essa lista.

Além dos cuidados citados acima, lembre-se também de seguir todas as orientações médicas – seja com relação a hábitos de vida, quanto ao uso de medicamentos – para poder garantir os bons resultados da lipoaspiração.

Ainda ficou com dúvidas? Não perca tempo e acesse o nosso blog, ou, se preferir, conheça nossos procedimentos.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886