Sempre na mídia e cada vez mais comentada, a lipoaspiração é alvo de muitas duvidas, temores e propagandas enganosas. A cada dia surge um novo tipo de técnica milagrosa de lipo, com a promessa de recuperação rápida, indolor e sem riscos.
Neste artigo, vamos ponderar alguns fatos relevantes relativos aos tipos de lipoaspiração e elucidar alguns mitos e duvidas freqüentes.
O que é a lipoaspiração?
A pergunta pode até parecer óbvia demais para os leigos acostumados com o assunto, mas veremos que não é bem assim.
Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico, ou seja uma cirurgia (precisa de anestesia e tem incisão), que retira a gordura por aspiração (lipo = gordura). Logo, todo procedimento que retira gordura com uma cânula que aspira é um tipo de lipoaspiração! Isso independendo do tipo de anestesia (local, geral ou peridural) e do local a ser realizado (consultório, clinica ou hospital). Sendo assim, lipolight, minilipo, HLPA, lipo tumescente , vibrolipoaspiração, etc são tipos de lipoaspiração e são sim cirurgias.
Qual medico está apto a fazer uma lipoaspiração?
Como visto no ítem acima, no termo “lipoaspiração” estão compreendidos todos os tipos de lipos (light, minilipo, HLPA, etc.). A lipoaspiração é uma cirurgia da especialidade da cirurgia plástica, logo somente cirurgiões plásticos devem fazê-la. O Conselho Federal de Medicina, em resolução n 1.711, especifica ser a lipoaspiração uma cirurgia da especialidade da cirurgia plástica e impõe a necessidade de formação cirúrgica ao medico, ou seja, ser cirurgião. Todas estas explicações seriam dispensáveis, se não fossem os inúmeros médicos não cirurgiões plásticos realizando lipoaspirações, principalmente em clinicas e consultórios, visto que os hospitais costumam pedir o diploma de especialização do profissional para poder operar.
Importante citar que o Conselho Federal de Medicina não reconhece “medicina estética” com especialidade, ou seja, quem não é cirurgião plástico não é especialista. Um modo simples e eficaz de comprovar a especialização do médico é conferir se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, formada apenas por especialistas.
A lipoaspiração é mesmo perigosa?
Como toda cirurgia, a lipoaspiração tem riscos. Quanto maior for o procedimento (mais gordura for retirada e maior a área a ser lipoaspirada) maior será o risco. Procedimentos muito pequenos e com anestesia local têm risco menor do que os grandes, com anestesia geral. Porém, mesmo as maiores lipoaspirações são bastante seguras, desde que realizadas em hospital e por especialistas. A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada atualmente e com baixíssimos índices de complicações. O que ocorre, é que muitas são realizadas em ambiente não hospitalar (que têm menor estrutura de segurança) e frequentemente por não especialistas.
A lipoaspiração com anestesia local é mais segura? (minilipo, lipo-light, HLPA, etc)
Nem sempre! A lipo com anestesia local está bem indicada quando o paciente têm realmente pouca gordura a ser retirada (menos de um litro), e retira tudo em um único procedimento.
Quando se “loteia” a lipoaspiração, fazendo vários procedimentos em áreas diferentes e em várias etapas, o índice de segurança cai muito e fica mais perigoso do que fazer apenas um procedimento maior, em hospital, com anestesia geral ou peridural. Vários procedimentos somam os riscos de cada um deles, alem de ter maior probabilidade de imperfeições, assimetrias, maior tempo de recuperação (se somados os procedimentos) e da menor segurança de não operar em ambiente hospitalar.
Vale a pena lembrar que o anestésico local também é tóxico, se usado em grande quantidade. Logo, para cirurgias de maior porte a anestesia local não é indicada, pelos riscos aumentados se comparada aos outros tipos de anestesia. Frisando, para cirurgias maiores, a anestesia local é mais perigosa que a geral ou peridural.
Como é feita a lipoaspiração?
Toda lipoaspiração (inclui lipo-light, minilipo, HLPA, etc) inicia com uma pequena incisão na pele (em torno de 4mm) para entrada da cânula. Injeta-se, com um tipo de agulha com ponta romba (não cortante), uma solução composta por um tipo soro fisiológico (para aumentar o volume da gordura), adrenalina (para reduzir o sangramento) e um anestésico local (para não ter dor). O anestésico local é frequentemente usado também na anestesia geral, fazendo minimizar a necessidade de anestésicos gerais, visto que o anestésico local já está agindo.
Sendo assim, todas lipoaspirações são tumescentes, ou seja, usam uma solução que entumesce a gordura.
Depois de esperar a solução injetada agir, introduz-se uma cânula para a aspiração da gordura.
É justamente o tipo de cânula que difere os tipos de lipoaspiração
A lipoaspiração tradicional usa uma cânula simples, para aspirar a gordura. A lipoaspiração ultrassônica usa primeiramente uma cânula com ultrassom na ponta (para liquefazer a gordura) e depois aspira com uma cânula tradicional a gordura. O mesmo ocorre com a lipoaspiração a laser, que tem na ponta da cânula o laser, em vez do ultrassom. Já na vibrolipoaspiração, a cânula tem um mecanismo de vibração, o que facilita a penetração e retirada da gordura.
Todas elas podem ser realizadas com todos os tipos de anestesia (local, peridural ou geral), dependendo do porte da cirurgia.
Qual a diferença entre a lipoaspiração e a lipoescultura?
A lipoescultura é uma lipoaspiração em que parte da gordura é usada como enxerto para aumentar o volume de outra área(ex: aumentar os glúteos ou suavizar vincos da face, etc). Ambas retiram gordura, apenas a lipoescultura enxerta (injeta em outro local). A lipoaspiração de várias áreas corporais é uma lipoaspiração de porte maior, mas continua sendo apenas “aspiração”.
TV Gazeta: Dr André Colaneri é entrevistado e fala sobre as diferenças e vantagens de cada tipo de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultrassônica, vibrolipo, lipoaspiração tradicional.
Entrevistado no Terra TV, Dr. André Colaneri fala sobre os riscos, técnicas e indicação da lipoaspiração.
Entrevistado no programa Mulheres, Dr André Colaneri fala sobre lipoaspiração, lipoescultura, tipos de lipos, segurança, complicações, detalhes, etc.
Entrevistado na TV Gazeta, Dr André Colaneri fala sobre os diferentes tipos de lipoaspirações: lipo laser, vibrolipo, minilipo, lipo light, hidro lipo, etc. Riscos, recuperação, indicações.
Dr. André Colaneri explica os tipos de lipoaspiração, suas diferenças, vantagens e indicações.
Rede TV. Dr André Colaneri explica as diferenças e indicações para os tipos de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultra-sônica, vibrolipo, lipo tradicional.
Dr André Colaneri explica as diferenças entre os tipos de lipoaspiração no programa Vida Melhor da TV Rede Vida.