Como artigo inicial dessa coluna, nada melhor do que falar sobre lipoaspiração – a cirurgia plástica mais realizada, mais temida e ao mesmo tempo mais desejada pelas mulheres.
Mas, por quê?
Excelentes resultados e segurança (é uma das cirurgias com menor índice de complicações). Tornou-se objeto de desejo feminino. No afã de remodelar o corpo e atingir a tão desejada silhueta corporal. Porém, há algumas considerações a serem feitas, dúvidas e confusões comuns trazidas pelos pacientes ao nosso consultório. Vamos esclarecê-las.
Contorno corporal
Ao contrário do que muitos pensam, ela não é realizada para emagrecer. Ela é feita para remodelar o corpo, retirar aquela gordura localizada e assim mudar o contorno corporal. A mudança na balança após a cirurgia não é tão grande quanto a aparente perda de peso que a paciente apresenta no pós-operatório.
Isto se deve ao pouco peso da gordura se comparada com os outros tecidos corporais (osso, músculo, etc.).
Melhores candidatos
As melhores candidatas à cirurgia são aquelas pacientes próxima ao peso ideal e que apresentam gorduras localizadas e de difícil perda com dietas.
Contraindicações
Pacientes muito acima do peso, que necessitam grandes perdas de tecido gorduroso em áreas extensas – além de apresentarem maior risco cirúrgico (tempo de cirurgia, perda sanguínea, etc.) – apresentam maior chance de ficar com irregularidades. Por exemplo, havendo sobra de pele no pós-operatório, visto que na lipoaspiração não se retira a pele excedente.
Segurança
Por tudo isto, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica nos orienta quanto a um limite de segurança de retirada de gordura, que fica em torno de 7% do peso corporal.
Lipoescultura ou Lipoaspiração?
Uma das dúvidas mais comuns é a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura. Muitos usam o termo lipoescultura para descrever a lipoaspiração de várias regiões em uma mesma cirurgia. Outros, a definem quando em uma lipoaspiração se retira gordura de uma área e se injeta em outra. No fundo, é só mais um termo refinado para designar a lipoaspiração.
Conclusão
A lipoaspiração é hoje uma das mais seguras e realizadas cirurgias do mundo. Como toda cirurgia, o bom resultado está na indicação precisa, capacidade profissional do médico e da infra estrutura do local a ser realizada. Logo, para a maior segurança e melhor resultado, tal cirurgia deve ser realizada por algum profissional ligado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. De preferência, em hospital.
Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
TV Gazeta: Dr André Colaneri é entrevistado e fala sobre as diferenças e vantagens de cada tipo de lipo: lipo a laser, lipo ultrassônica, vibrolipo, lipoaspiração tradicional.
Entrevistado no Terra TV, Dr. André Colaneri fala sobre os riscos, técnicas e indicação da lipoaspiração.
Entrevistado no programa Mulheres, Dr André Colaneri fala sobre lipo, lipoescultura, tipos de lipos, segurança, complicações, detalhes, etc.
Entrevistado na TV Gazeta, Dr André Colaneri fala sobre os diferentes tipos de lipoaspirações: lipo laser, vibrolipo, minilipo, lipo light, hidro lipo, etc. Riscos, recuperação, indicações.
Dr. André Colaneri explica os tipos de lipo, suas diferenças, vantagens e indicações.
Rede TV. Dr André Colaneri explica as diferenças e indicações para os tipos de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultra-sônica, vibrolipo, lipo tradicional.
Dr André Colaneri explica as diferenças entre os tipos de lipoaspiração no programa Vida Melhor da TV Rede Vida.