A gravidez é um momento único e transformador na vida das mulheres. Para aquelas que sempre planejaram ter um bebê, a gravidez se torna ainda mais especial. Por isso, além de tomar todo cuidado com a sua saúde e a da criança, existem outros cuidados importantes na rotina das grávidas.
Um deles é a prevenção das estrias durante os 9 meses de gestação e no pós parto. Como falamos aqui, as estrias aparecem na gravidez pelo fato da pele esticar muito e a sua elasticidade sofrer com isso, formando fissuras, as estrias.
O que causa estrias?
A estria é um resultado da transformação da pele, ou seja, as fibras elásticas e colágenas da pele acabam tendo alterações ao longo da vida. Durante a gravidez, a pele se estica muito. O inchaço e o próprio crescimento do bebê fazem com que a pele sofra alterações em sua estrutura, e essas alterações resultam nas estrias.
Um exemplo para que você entenda melhor, é quando enchemos um balão e percebemos pequenas manchinhas do próprio tecido do balão, enquanto ele é esticado para crescer e ficar quase transparente. Assim funciona com a nossa pele. Essas manchinhas são as estrias.
O ganho e perda de peso constante também podem causar o aparecimento de estrias, pois da mesma forma que no balão, se há ganho de peso, a pele se estica e sai do seu formato inicial. E se há perda de peso, a pele “murcha” e volta ao estado inicial.
Tipos de estrias
Existem três tipos de estrias: as vermelhas ou arroxeadas, as brancas superficiais e estreitas, e as brancas profundas e largas. Cada particularidade entre elas representa uma diferença importante no tratamento. Além disso, são essas particularidades que nos mostram como cuidar de cada uma.
As estrias vermelhas ou arroxeadas são chamadas estrias recentes e, por isso, são as mais fáceis de tratar, pois ainda há sangue circulando no local e o tecido não foi totalmente prejudicado.
Já as estrias brancas sãos as mais antigas, ou seja, que não apresentam reação inflamatórias. São mais difíceis de serem eliminadas, mas ainda podem ser tratadas e amenizadas.
Dentre esses três tipo, ainda há uma outra divisão: as estrias atróficas são aquelas que se apresentam finas em relação à superfície da pele; as estrias hipertróficas são aquelas que fazem relevo com relação à superfície da pele.
Como prevenir as estrias na gravidez?
Antes mesmo do teste de gravidez, as estrias podem ser realidade para algumas mulheres. Porém, durante a gestação os primeiros sintomas das estrias podem aparecer, já que no início da gravidez, o corpo inteiro sofre mudanças e a pele é a primeira região afetada.
O colágeno e elastina, que são os principais componentes da pele e os responsáveis pela beleza e saúde dela, devem ser o foco no tratamento das estrias e na sua prevenção.
Para que o tratamento gere resultados, é importante escolher produtos hidratantes que contenham uréia na fórmula – quantidade máxima de 3% –, lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais. Esses são os ativos que ajudam na prevenção de estrias e que podem ser usados antes e durante a gravidez.
Leia também: Óleos: saiba o quanto a sua pele pode se beneficiar com eles
Além disso, é importante ressaltar que esse tipo de cuidado deve ser reforçado no outono e no inverno, quando os dias mais secos predominam e acabam prejudicando a pele.
Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a prevenir as estrias, mesmo que esteja somente com sintomas da gravidez, já que os benefícios colhidos por este cuidado são para a vida toda!
Dicas para prevenir as estrias na gravidez
1. Massagens: relaxam e atuam contra as estrias
Fazer massagens regularmente nas regiões mais propensas às estrias também ajuda a evitá-las, pois ativa a circulação sanguínea nessas regiões. É importante que as massagens sejam feitas diariamente, conciliando-as com o creme ou óleo no corpo após o banho, por exemplo.
2. Usar cremes e óleos hidratantes
Os cremes hidratantes e os óleos ricos em Vitamina E são essenciais para a hidratação profunda da pele durante a gravidez, pois reduzem as chances do aparecimento de estrias, já que aumentam a elasticidade da pele. O Óleo Bio-Oil é rico em vitamina E e deve ser aplicado a partir do quarto mês de gravidez em áreas que sejam propensas a estrias como os glúteos, coxas, abdômen e seios.
4. Alimentação é poderosa no combate às estrias
Os alimentos ricos em vitamina C e E são alimentos ricos em substâncias antioxidantes, que estimulam o colágeno na pele, além de servirem para proteger as células do organismo, e com propriedades anti-envelhecimento para a pele.
Frutas cítricas e alimentos ricos em vitamina E como cereais integrais, óleos vegetais e sementes devem estar no seu cardápio.
5. Beba muita água
Beber água diariamente, aproximadamente 2 litros por dia, também é muito importante para manter a hidratação e a elasticidade adequada da pele, ajudando também a evitar o aparecimento de estrias, uma vez que a pele desidratada é sempre mais propensa ao seu aparecimento.
Para saber mais sobre cuidados com a pele e dicas de receitas fitness, acompanhe do Dr. André Colaneri no Instagram!
E se desejar conversar com o Dr. André Colaneri, clique abaixo e agende uma consulta!