É natural que o nível de transpiração do nosso corpo aumente durante as estações mais quentes do ano, no entanto, algumas pessoas sofrem com o suor excessivo, conhecido como hiperidrose. Para isso, escrevi este artigo com algumas dicas de como conter o suor excessivo no verão, acompanhe!
Qual a função do suor?
A transpiração ocorre para ajustar o nosso organismo às altas temperaturas, pois mantém a temperatura corporal equilibrada entre 36°C e 37°C. Ao produzir suor, nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular.
Esse é um mecanismo natural e fundamental para manter o corpo em equilíbrio. Porém, algumas pessoas sofrem com a produção excessiva do suor, que pode causar desconforto e constrangimento. A produção em excesso de suor é conhecida como Hiperidrose e afeta, principalmente, as axilas, as palmas das mãos, plantas dos pés.
Geralmente sem motivo aparente na maioria dos casos, a hiperidrose atinge em torno de 2,8% da população e pode estar associada ao stress, ansiedade, fatores genéticos e até alterações hormonais, como hipertireoidismo e menopausa.
Como conter o suor excessivo?
Especialmente em estações mais quentes, o suor excessivo pode atrapalhar a autoestima e qualidade de vida da pessoa. Algumas ações podem ajudar a minimizar esse incômodo, confira essas dicas:
Roupas
Roupas de materiais sintéticos, como poliéster e náilon, abafam a pele e não absorvem o suor, o que só piora o quadro de suor excessivo. Prefira roupas de tecidos mais leves, como algodão, pois elas permitem que a pele respire.
Desodorante
Opte por um desodorante que corresponda às características da sua pele e suas necessidades. Reaplique o desodorante antitranspirante várias vezes durante o dia para minimizar o suor e odores.
Alimentação
Alimentos apimentados ou muito condimentados estimulam a produção de suor, assim como bebidas quentes. Por isso, evite ingeri-los em grande quantidade, principalmente em dias mais quentes.
Exercícios Físicos
Prefira praticar exercícios físicos no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol está menos intenso.
É possível bloquear o suor excessivo?
Para algumas pessoas, a produção de suor é tão intensa que as medidas anteriores não conseguem resolver. Caso isso aconteça, é possível bloquear o estímulo do suor junto às glândulas por meio da aplicação da Toxina Botulínica (popularmente conhecida como Botox).
Essa toxina age bloqueando a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor utilizado pelo nosso organismo para acionar o mecanismo da transpiração. Ela reduz a produção do suor por 4 a 10 meses. A aplicação é feita em apenas 15 minutos e pode ser realizada dentro do consultório. Seu efeito pode ser notado a partir de 72 horas após a aplicação. Ela é muito eficaz na hiperidrose das axilas, sendo menos eficiente nas palmas das mãos ou pés.
Tem interesse em aplicar a Toxina Botulínica para diminuir a transpiração? Entre em contato comigo para saber se esta é a medida mais adequada para o seu caso.
O suor excessivo não precisa mais ser um incômodo no seu dia a dia. Tem mais alguma dica importante que gostaria de compartilhar? Você já fez aplicação do Botox para conter a hiperidrose? Compartilhe suas experiências nos comentários!
Para ficar por dentro de mais dicas sobre saúde, bem-estar e cirurgia plástica, siga-me no Instagram!